-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 2055 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roberta Gewehr
-
Fabricantes: CO.WORK, CASIERE, MANJABOSCO, OBRA PRONTA, SQUADRIAS MOSCHETTA, Souza e Muller, Vidraçaria Illusion, WALL IN, ALLES MÓVEIS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a nova sede da Nelogica parte da premissa de organizar 300 postos de trabalho de forma fluída, conectada e com times distribuídos sem barreiras físicas. Para isso, o programa complementar, as salas de reuniões e ambientes de estar foram dispostos ao longo das estações de trabalho criando as separações necessárias através do distanciamento das diferentes equipes. Em complemento ao programa tradicional de um escritório, diversos usos foram adicionados ao projeto com o objetivo de criar um ‘universo’ de possibilidades para quem vivencia o espaço.
A estratégia de criar volumes amorfos soltos da fachada, aliada a conexão interna dos três andares e a centralização do acesso em um único ponto, enfatiza a importância do percurso como estratégia conceitual. Toda a parte de apoio se organiza na marcenaria junto ao núcleo central do prédio. Bancos lineares ao longo das janelas ritmadas criam espaços informais de conversa, valorizam as visuais para a cidade e complementam as áreas de armazenagem.
A estética retrô futurista das formas é enfatizada pela paleta de materiais: o metal reflexivo da marcenaria minimiza a rigidez do desenho, reflete o carpete azul e contrasta com o aspecto natural da textura da madeira ripada e da vegetação. As salas em vidro recebem cortinas criando um filtro visual e transformando os volumes em grandes lanternas.
Em complemento às áreas de trabalho, o generoso espaço da nova sede da Nelogica conta com um estúdio para geração de conteúdo audiovisual, biblioteca, espaços de estar e uma grande arquibancada conectada visualmente com a área de refeições. O projeto de iluminação reforça as decisões arquitetônicas e cria uma atmosfera confortável para o projeto.